Guerra de Israel: Bancos Centrais estão em alerta com o avanço dos conflitos, dizem economistas

Guerra de Israel: Bancos Centrais ãoemalertacomoavançestão em alerta com o avanço dos conflitos, dizem economistas

Especialistas temem reflexos nos preços de commodities, sementes e alimentos, podendo gerar um cenário de inflação mundial

Enquanto o conflito ainda tem caráter local, especialistas acreditam não ter um choque inflacionário global
Enquanto o conflito ainda tem caráter local, especialistas acreditam não ter um choque inflacionário global 9/10/2023 REUTERS/Amir Cohen

Diego Mendesda CNN

São Paulo

11/10/2023 às 04:00 Compartilhe:
Ouvir notícia

Com o avanço da guerra de Israel, os Bancos Centrais de diversos países entraram em um momento de análise dos fatos. Enquanto o conflito ainda tem caráter local, não há uma expectativa de um novo choque inflacionário, ou pelo menos um incremento no curto prazo.

As autoridades monetárias estão em alerta com os caminhos que o confronto podem tomar, porém, economistas ouvidos pela CNNafirmam que ainda é muito cedo para prever alguma mudança nas atuais políticas de juros.

Segundo Alexandre Jorge Chaia, professor de economia do Insper, ainda não há necessidade de nenhum Banco Central se antecipar aos eventos.

Em relação aos Estados Unidos, ele explica que, no curto prazo, a guerra de Israel não impactará nos juros. Os sinais da economia nos últimos dias, como a situação do mercado de trabalho apresentada pelo Payroll, já indicam que as taxas estão próximas do limite.