Análise: Por quanto tempo os EUA continuarão sendo um arsenal para o mundo?

Análise: Por quanto tempo os EUA continuarão sendo um arsenal para o mundo?álisePorquantotempoosEUAcontinuarã

Segundo o analista, em vez ser visto como um arsenal, os EUA precisam de mais habilidade para ajudar cada nação a encontrar seu próprio caminho para paz duradoura e sustentável

Presidente dos EUA, Joe Biden, fala sobre a guerra na Ucrânia
Presidente dos EUA, Joe Biden, fala sobre a guerra na Ucrânia Reprodução/CNN Brasil (24.set.2021)

David A. Andelmanda CNN*

12/10/2023 às 04:00 Compartilhe:
Ouvir notícia

Simplificando, os Estados Unidos não podem apoiar prontamente duas grandes guerras enquanto se preparam para a possibilidade de uma terceira. Essa é uma realidade difícil, na verdade, inelutável – que se torna cada vez mais e dolorosamente evidente a cada hora.

A base industrial militar dos EUA já está sobrecarregada pela guerra em curso na Ucrânia, que a Rússia parece preparada para continuar por um futuro indefinido. Mesmo antes da invasão russa da Ucrânia, que já dura 20 meses, levantavam-se questões sobre se os EUA estavam sobrecarregados como superpotência.

Agora Israel está em guerra, um aliado próximo que a administração Biden prometeu apoiar. E o âmbito desse conflito poderá aumentar: o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, impôs um bloqueio a Gaza e ameaçou uma invasão, o que poderia, por sua vez, provocar uma reação do Irã ou levar ao envolvimento de uma série de outras nações.